quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Crimes Virtuais

Crimes Virtuais






Atualmente, o crime virtual mais comum é o roubo de identidade. Com ele, pessoas mal-intencionadas se apoderam de informações da vítima para fazer compras on-line ou realizar transferências financeiras indevidas. Não há um consenso sobre a posição que outras transgressões ocupam no ranking da criminalidade virtual. Em uma proporção menor que o roubo de identidade, crimes como pedofilia e difamação cumprem bem seu papel na hora de incomodar internautas, empresas, governos e autoridades de todo o mundo.

Ao contrário do que normalmente se acredita, os crimes virtuais não são só aqueles cometidos por um hacker. “Ele é apenas um segmento. Se você, na sua casa, grava um disco do Roberto Carlos e depois vende, você está praticando um crime de informática”

Ataques Financeiros

Dentro da área de informática, há vários tipos de fraudes financeiras. A clonagem de cartão de crédito é analisada de diferentes maneiras, os falsos cartões, o instrumento utilizado para a clonagem , conhecido como chupa-cabra – e o computador em que as informações magnéticas são armazenadas.

Falsificação de cartão de crédito, roubo de senhas de bancos na Internet, violação de direitos autorais são os crimes eletrônicos mais conhecidos.



Confira alguns crimes virtuais que viraram notícia

As notícias envolvendo crimes virtuais ganharam força na imprensa brasileira em 1997. Antes disso, mesmo sem a descoberta destas práticas, o noticiário já alertava para possíveis infrações que viriam a se tornar cotidianas na internet: pirataria, pedofilia e roubo de identidade, por exemplo:

1996 Julho.
A Justiça dos EUA indiciou 16 pessoas sob suspeita de terem formado uma rede de assédio sexual a menores via internet. O grupo se chamava de Clube da Orquídea e trocava conteúdo relacionado à pedofilia.

2005 Julho
Polícia do Rio de Janeiro prendeu um jovem de 22 anos sob acusação de apologia às drogas no site de relacionamentos Orkut.

Outubro
Operação Pégasus, da Polícia Federal, prendeu 114 piratas virtuais em sete Estados Brasileiros. O grupo foi acusado de desviar R$ 80 milhões em 2005

Legislação

No Brasil, não existe uma legislação específica para os crimes virtuais. No caso de pedofilia, calúnia, difamação e injúria, por exemplo, há um enquadramento no Código Penal. Crimes como quebra de senha e invasão de sites estão completamente sem legislação, sem nenhum tipo de punição.

Estamos vivendo, hoje, os problemas que os Estados Unidos enfrentaram na década de 70. Os problemas que temos são os mesmos do resto do mundo. Os problemas decorrem do tratamento dado pela Lei à informação: Com a energia elétrica aconteceu o mesmo. No início, não era crime roubar energia elétrica, porque isso não estava previsto na lei.

Além da falta de legislação, outro problema enfrentado no tratamento dos crimes de informática é o da autoria.



Delegacia Especializada


Em São Paulo, há uma delegacia específica para os crimes de informática. Na 4ª Delegacia de Crimes Eletrônicos do DEIC, são investigados casos ocorridos no município de São Paulo de autoria desconhecida.

Os crimes mais comuns são contra a honra: calúnia, difamação e injúria. Ha grandes dificuldades para encontrar os autores desses crimes,ato de que os crimes eletrônicos muitas vezes envolvem outras cidades, Estado e países. O andamento de um processo pode levar bastante tempo, anos, por causa disso.



Curiosidade



Recentemente foi criado um projeto de lei na França, uma lei que obriga que todas as fotos manipuladas deverão conter uma identificação.



Consequências Legais:



+18: O criminoso poderá receber desde uma pena de pagamento de indenização, perda de bens e valores obtidos com o crime até a detenção ou reclusão em estabelecimentos prisionais.

-18: Advertência verbal, assinada pelo adolescente, responsável, promotor e o juiz, alem de reparar os danos causados financeiramente. Há também a prestação de serviços á comunidade, além de regimes de semi-liberdade e internação.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Planejamento de uma aula usando jogos educativos

Nome do jogo:


Paciência












Público alvo:


1º ano do 3º ciclo,12 anos


Objetivo:


O jogo de paciência é completar os 4 campos de montagem na sequência de 1 a 13, ou seja de Ás a Rei, conhecer os números e as ordens númericas, colocar os números em ordem decrescente, ter bastante paciência e manuseio do mouse.


Desenvolvimento:


Pedir a eles que façam uma roda, para explicar qual o motivo dessa aula, dizer que o jogo tem que ter trabalho coletivo e dizer as regras do jogo.


Passo a passo do jogo:


Clique e arraste as cartas, arrumando o jogo em sequências, na parte de baixo, começando do rei, sempre alternando as cores.

Exemplo:rei preto,dama vermelha e valete preto, e assim por diante.

Achando os ases, comece colocando no canto superior direito, onde você terá que arrumar os naipes


A sequência:


Paciência usa a ordem “clássica” das cartas do baralho,ou seja A,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,J,Q,K ( em ordem crescente).


Conlusão e avaliação:


A aula foi bastante lucrativa cada aluno conseguiu desenvolver acima da média a atividade proposta.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Planejamento de uma aula usando Gcompris


Nome do jogo:

Jogo dos Quinze



















Público alvo:

2ª etapa do 2º ciclo antiga 4ª série

Objetivo:

O objetivo do jogo dos quinze é colocar o número em sequência númerica,noção de espaço, manuseio do mouse, raciocionio e trabalho coletivo.

Desenvolvimento:

Pedir que as crinças façam uma roda para explicar qual o motivo dessa aula, falar as regras do jogo,depois colocar os alunos em dupla e falar que o trabalho coletivo ajuda a alcançar um resultado melhor.

Conclusão e Avaliação:

A aula foi ótima, foi bastante produtiva,cada aluno conseguiu alcançar o objetivo com excelente desempenho e o máximo de aproveitamento.

Atividades educacionais

Site: iguinho.ig.com.br
















Caça Palavras


















Objetivos a ser atingidos:

Melhor manuseio do mouse, despertar a atenção, a visualização, o interesse pelas palavras, a concentração e paciência.

Como trabalhar o site:

Clicar em jogos, escolher a opção de jogo caça palavra, escolha um tema para jogar

Dicas importantes:

Use o botão esquerdo do mouse para clicar e arraste para cim
a das letras.


Quebra Cabeça

















Objetivo a ser atingido:

Melhor manuseio do mouse, despertar a atenção, a visualização, a concentração, a paciência e a organização.

Como trabalhar o site:

Clicar em jogos, escolher a opção de jogo quebra cabeça, escolher um tema para jogar.


Dicas importantes:


Clique com o botão esquerdo do mouse
e arraste a figura para sua posição.

Observação:

O site é fácil de utilizar, tem uma boa vizibilidade, prátco e rápido.
jogos,

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Como editar uma foto passo a passo

Tal como prometido, vou tentar explicar de uma forma clara e sucinta como maquilhei o retrato abaixo. Vamos abrir a nossa imagem e tentar dar-lhe uns tons não muito fortes para o resultado ser o mais natural possível.


Neste caso a primeira coisa que fiz foi ajustar as curvas da foto (CTRL+M) para a tornar ligeiramente mais clara principalmente na zona do rosto que é o que queremos destacar. Vejam como ficou:


Agora vem a parte da "mudança" que, ao contrário do que poderiam pensar, não é tão complicado assim. Vamos alterar a cor do cabelo/sobrancelhas, maçãs do rosto, lábios e salientar mais a cor dos olhos. Para cada um destes pontos vamos fazer o seguinte:

Cabelo/Sobrancelhas, lábios e olhos:
1º SHIFT+CTRL+N para cada um dos detalhes (ou seja 3 layers vazias neste caso) onde vamos pintar o cabelo/sobrancelhas (mesma layer), lábios (seleccionar outra layer vazia e pintar) e olhos (seleccionar a terceira layervazia e colorir);
2º Alterar a blending option (b.o.) da layer de
Normal para Overlay;
3º Escolher a cor para pintar o respectivo detalhe
(caso não gostem da cor e já tenham pintado, não se preocupem... podem apagar com a borracha e voltar a pintar com outra cor);
4º Ajustar a opacidade (opacity) consoante a quantidade de cor que queremos (+ claro/+ escuro) e ir vendo como fica na foto.

Maçãs do rosto:
1º SHIFT+CTRL+N para este detalhe também (ou seja 1 layer vazias);
2º Alterar a blending option (b.o.) da layer de
Normal para Color;
3º Escolher a cor para maquilhar (normalmente rosa ou vermelho escuro);
4º Ajustar a opacidade (opacity) consoante a quantidade de cor que queremos (+ claro/+ escuro) e ir de novo vendo como fica na foto.



Em todos estes passos não se preocupem se pintarem fora das zonas. Usem a borracha com uma dureza (hardness) de cerca de 10/20% e apaguem nos sitios que não devem ter cor para que o trabalho fique perfeitinho. E também não esqueçam de usar a borracha no sitio dos dentes para que estes não fiquem coloridos. Depois podemos unir tudo fazendo merge down (SHIFT+CTRL+E).


Como os olhos são um dos elementos faciais que mais se destacam nas fotos, vamos dar especial atenção a eles. Neste caso, apliquei umas pestanas falsas e escureci o sobrolho para que o retrato parecesse mais maquilhado. Fiz o download de brushes de pestanas aqui. Tenham o cuidado de guardar o arquivo neste caminho (ou semelhante) do vosso computador "C:\Program Files\Adobe\Adobe Photoshop CS4\Presets\Brushes". Para não perderem o trabalho basta fazerem Ficheiro/Abrir... (File/Open...) e vão à pasta acima onde vão seleccionar o brush (deve estar com este nome "eyelashes_____by_trisste_deviantart_com") e clicam em abrir.

Vou passar a explicar detalhadamente o que fiz nem cada imagem abaixo:

1: À semelhança do que fizemos para maquilhar o cabelo e afins, também aqui vamos criar uma layer vazia para cada pestana. A seguir seleccionamos a brush tool e onde habitualmente está um círculo, (na barra das definições da ferramenta) vamos percorrer o menu e seleccionar o nosso brush. Temos de ter cuidado para ajustar o tamanho do brush (master diameter) para o tamanho do olho (ver imagem ao lado).

2: Carimbar a pestana por cima do olho esquerdo (com a layer "pestana esquerda" seleccionada). Atenção que é necessário a foregound color ser o preto. Depois de carimbar uma pestana, fiz CTRL+T para a seleccionar na totalidade e com o botão do lado direito cliquei e seleccionei a opção warp tool. Esta parte exige alguns conhecimentos de como manusear uma imagem. O brush vai ficar com uma espécie de grelha onde podemos mexer, puchar, encolher... etc. Basta experimentarem que logo percebem como funciona.

3: Fiz o mesmo procedimento para a pestana direita (com a layer pestana direita seleccionada) e com a borracha dei uns toques e apaguei zonas que não queria que o brush preenchesse.

4: A seguir para dar um toque mais real, seleccionei a burn tool com os valores abaixo e retoquei nas zonas mais escuras para não se notar a diferença do olho para o sítio onde a pestana foi colocada e ficar tudo mais uniforme. Dei também um toque no sobrolho para parece mais maquilhado. Com a dodge tool seleccionada e com os valores abaixo, ponteei o brilho do olho para o salientar mais um pouco. A seguir tem de se unir tudo de novo (SHIFT+CTRL+E).


Vamos agora alisar ligeiramente a pele. Para isso duplicamos a layer (CTRL+J) e vamos usar a blur tool para passar na pele do rosto e do ombro (que é o que está focado na fotografia). Não se preocupem se ficar demasiado alisado ou pastel! A seguir podem ajustar a opacidade ao vosso gosto (como na imagem abaixo) e ficar com a tez mais natural.

E aqui está a nossa imagem final. Apenas adicionei um ligeiro detalhe que foi pintar com um tom suave (cinza neste caso) à volta da modelo para a foto não ficar tão branca. Espero que não tenham achado este post complicado. Estou aberta a dúvidas/ideias/críticas. Deixem os vossos comentários aqui ou enviem para photoshop.basico@gmail.com


quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Resumo do curso

Dia 10/11

Trabalhamos com jornal,fizemos a montagem do jornal de uma página separado e depois a capa do jornal junto com os outros colegas da sala.

Dia 09/11

Assistimos uma palestra com a Valentina sobre Planejamento,e depois uma com Geraldo sobre Comportamento de Agente na sala de aula com os alunos.

Dia 06/11

Fizemos uma montagem com imagens de revistas em uma folha de oficio e scaniamos, depois tivemos uma palestra com o Fred explicando as vantagens do linux. Mandamos o trabalho por e-mail e aprendemos a fazer montagens no Draw.

Dia 05/11


Procuramos e selecionamos imagens de revistas e scaniamos. Fomos divididos em grupos de 3. Em meu grupo fizemos uma apresentação das imagens colocando-as nos slides.
Aprendemos a usar o GIMP e fizemos uma montagem de foto. Podendo usar também com as crianças com o objetivo de fazer uma montagem com as fotos de cada uma delas para fazer vídeos ou até mesmo murais, trabalhar também a percepção que cada um tem.

Dia 04/11

Hoje fomos apresentados ao OpenOffice.org Calc pelo Edson em uma palestra na sala de multimeios no 3º andar. Na parte da tarde subimos para o Laboratório de informática e colocamos em prática o que aprendemos, construindo assim trabalhos pedagógicos usando o Calc.

Dia 03/11

Conhecemos, aprendemos e criamos uma apresentação no OpenOffice.org Impress baseado no texto Muito Além do Quadro Negro, este programa foi passado para turma pela Patrícia.


Dia 30/10

Trabalho sobre Redes Sociais,apresentação do trabalho e saída às 16:30hs

Dia 29/10

Palestra sobre Etiqueta e o 8º evento de Inclusão Digital.

Dia 28/10

Planejamento de aula com o GCompris,e apresentação da aula à tarde.Fizemos também uma aula com sites educativos,e apresentamos também à tarde.

Dia 27/10

Vimos uma palestra sobre Mercado de Trabalho com o Economista Edson da GPLI. Vimos uma palestra sobre infância, aprendemos dicas para manter as cranças e as salas em organização.

Dia 26/10

Trabalhamos com atividades educativ
as. Postamos no blog, apresentamos os mix de tecnologia e as atividades educativas.

Dia 23/10

Preperamos o mix de tecnologia, eu e minha dupla editamos fotos e publicamos no blog. Continuamos a nossa atividade e concluimos.

Dia 22/10

Terminamos de criar o gmail e os blog's. Aprendemos a colocar relógio nos blog's, banner's e fizemos a apresentação.

Dia 21/10

Começamos o dia conversando sobre o dia anterior, fizemos uma dinâmica das contas e começamos a pesquisar sobre BH Digital. Apresentamos o trabalho sobre BH Digital e recebemos os e-mail's da PBH.

Dia 20/10

Começamos o dia com a dinâmica da teia, vimos o video da Web 2.0 e discutimos sobre ele. Trabalhamos com dois textos: A Internet Nos Deixa Estúpidos e a Internet Nos Deixa Inteligentes e fizemos um debate sobre isso.

Dia 19/10

Começamos o dia conhecendo os agentes e os professores,cada agente falou um pouco da escola que irá trabalhar,como conheceu o programa, ralacão com a escola e vimos uma palestra resumindo como seria

O curso

O curso de agente de informática está sendo muito proveitoso para mim. Cada dia que passa estou aprendendo. Várias dinâmicas estão sendo feitas e tenho conhecido varias pessoas.

Apresentação

Olá eu sou o Wander, tenho 19 anos sou agente de informática da E.M. Americo Renne Giannetti, gosto muito de criança e adoro informática.